quarta-feira, 4 de agosto de 2010

“ Mula- sem- cabeça” a mulher do padre

Um problema enfrentado pela Igreja Católica foi a incontinência dos homens religiosos, diante das regras do celibato, imposto pelo Concílio Tridentino. Diante de corpos tão bonitos da mulher e os descaminhos da sedução feminina.
As mulheres compareciam em massa nas missas, em reuniões e festas em torno de padroeiro sacras na colônia permitindo um contato humano muito grande .
Dentro da igreja os padres eram a porta voz da moralidade, fora da igreja às suas praticas são outra passara de pastores de ovelhas a conquistador.

No cotidiano das cidadino , as vendeiras negras de tabuleiro , lavadeiras, costureiras e comerciantes, viviam se cruzando com os padres. Nesse vaivém as distancia eram quebradas favoreciam o envolvimento com as mulheres.
Esses casos aconteciam com mais freqüência do que se imagina não só no eixo Rio e São Paulo como também na Bahia. No sul da Bahia em 1813, Vitoriana, mulher solteira , viviam em concubinato com um padre com quem tinha duas filhas. Josefa, também solteira viviam com um padre e com ele tinha vários filhos . Essa união só era ameaçada com a chegada de um bispo que tornava público a união que era um escândalo e muitas vezes era excomungado.
A lenda da mula - sem- cabeça ilustra a infração cometida pelos padres que era mais importante do que o pecado quando se tratava de um homem de batina.Transformada, segundo a descrição do folclorista Câmara Cascudo , numa “ mula alentada e feros, animal negro com uma cruz de cabelos brancos,olhos de fogo e um facho luminoso na ponta da cauda” , a manceba do padre corre com espantosa rapidez até o terceiro cantar do galo, nas noites de quinta para sexta-feira. Para que não sofra tal transformação é preciso que o padre seu amasiado a abençoe antes de rezar a santa missa. Com a possibilidade de redenção até na tradição popular, as manceba de padres, no período colonial. ( DEL PRIORE,2000)



DEL PRIORE, Mary. Mulheres no Brasil Colonial.5ª. Ed. São Paulo. Contexto, 2000. (Coleção repensando a História).

3 comentários:

  1. Este artigo mostra como a igreja quer lutar diante de algo que é natural. Se eu fosse padre eu ia ter um monte de mula sem cabeça rsrsrsrsrrsrsrsrs, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pastores prontos para abater as ovelhinhas. Quanta hipocrisia trazem as rígidas regras da Igreja.

    ResponderExcluir
  3. How To Use Betway: Guide To Betting On Sports - Sporting100
    Betway allows you to bet on your favourite sports while taking advantage of various types of bets. The 토토사이트 bookmaker's promotional offer is a great place to

    ResponderExcluir