sábado, 26 de junho de 2010

A Formação do Historiador: tradições e descobertas.

Marilene Silva

Após a leitura do artigo de Elio Chaves Flores nota-se que a história trabalhada de uma maneira investigativa mostra com certeza a melhor formação do docente, ou seja, do historiador realizar o seu trabalho. E, é dentro dessa proposta do novo método de ensinar história visando um novo trabalho em sala de aula , pretende- se resgatar antes de tudo a noção de que, as ciências sociais, especialmente no que refere ao oficio do historiador, a prática laboratorial visa levar às últimas conseqüências aquilo que a própria historiografia construiu de melhor, sua tradição científica. Ao desenvolver no aluno essa capacidade de investigação fará surgir um novo universo no qual o alunado será dentro dele o agente, produto e produtor da história.
Assim o historiador estará de fato exercendo o seu ofício e o história estará sendo aplicada em sala como é devida .Mas como exercê-lo se apenas um os laboratórios ainda são aspirações para a maioria dos cursos de história no Brasil, e não seria um equívoco a seguinte constatação: se há lugares da memória em profusão os lugares da história, quando existem, não passam de salas com escrivaninhas quebradas e armários imprestáveis. Essa descrição lamentável não condiz com o avassalador avanço tecnológico da historiografia. Esse avanço tecnológico e pouco investimento financeiro em pesquisas na área, ficam muito difícil para fazer com que o aluno se encantem pela historia . E o laboratório de história é apenas um sonho, pelo menos para a nossa realidade, mas como pensar em laboratório ,pois temos dificuldade até para realizar uma atividade de campo nas“ escolas de nossa região”
O Laboratórios de história devem ser, espaços dinamizados de linguagens alternativas e o historiador em formação seja capaz de adquirir a consciência mínima de cientista,e que ele saiba trabalhar em conjunto com a geografia,sociologia, psicologia antropologia economia, e letras cujas as relações são necessária parceira de seu trabalho diário.
Outro ponto chave é o professor que não se sente preparado para acompanhar a tecnologia que muitos de nosso alunos têm acesso.
Muitas vezes na sala de aula uma pergunta de um adolescente é uma hipótese de trabalho,cabe ao professor transformar uma curiosidade em muitas vezes em estudo científico e transformar sua sala em laboratório. Mas para isso é preciso que o professor seja um historiador para transformar o conhecimento do senso comum em conhecimento histórico.



Formação do historiador: tradições e descobertas. Flores Elio Chaves, Behar Regina (organizadores). – João Pessoa: Editora Universitária.2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário